Descrição
Esta série de bombas dosadoras de titânio ou hastelloy c foi projetada para permitir a produção dos componentes da bomba de barra de aço.
As bombas da série N foram projetadas para satisfazer todas as aplicações onde, além de uma pressão constante, também é necessária uma precisão notável na dosagem.
A ausência total de pulsações na pressão de entrega otimiza a qualidade da leitura dos medidores de vazão, a prontidão na resposta às variações de vazão garante sempre uma dosagem correta e precisa; esses fatores são essenciais na gestão de um sistema e na manutenção das características qualitativas do produto bombeado.
A construção desta série de bombas dosadoras em titânio ou em Hastelloy C está em conformidade com as diretivas 2006/42/CE, 2014/30/UE, 2014/35/UE e as diretivas UNI EN ISO 12100, UNI EN ISO 13732-1, UNI EN 809, UNI EN ISO 14847. A pedido, versões em conformidade com a diretiva 2014/34/EU (ATEX) e com as normas API 676 – NACE MR0175; também está disponível com certificação EAC (CU TR 010) – CU TR 012.
Aplicações
Principais aplicações das bombas dosadoras de titânio da série N ou Hastelloy C.
As vazões variam de um mínimo de 0,5 l/h a um máximo de 60.000 l/h com pressões operacionais máximas de 15 bar.
SETOR QUÍMICO – fabricação de sabões e detergentes líquidos.
SETOR PETROQUÍMICO – líquidos tóxicos, poluentes e perigosos.
SETOR COSMÉTICO – produção de xampus, cremes, géis de banho, etc.
INDÚSTRIA ALIMENTAR – aromas, sucos, manteiga derretida, geleia real, compotas.
INDÚSTRIA TÊXTIL – água, ácidos, bases.
SETOR INDUSTRIAL – produtos com valores de viscosidade entre 1 e 100.000 cps.
Características de construção
A versão padrão é em aço inoxidável AISI316L. A obtenção da bomba a partir de barras de aço, e não de fundição, garante homogeneidade e uniformidade da qualidade do material, evitando assim problemas desagradáveis que podem ser causados por rachaduras ou encolhimento.
Versões especiais
Sob encomenda, podemos fabricar soluções especiais em Titânio, Hastelloy C, Sanycro 28, PVDF ou em qualquer outro material que possa ser trabalhado por máquinas-ferramentas.
O movimento é suportado por buchas e calços de grafite (a pedido, eles também estão disponíveis em PTFE carregado – ou carboneto de silício). Desta forma, a impossibilidade de gripagens em caso de funcionamento a seco é garantida. Além disso, este dispositivo permite a manutenção total da bomba diretamente no sistema sem o auxílio de equipamentos ou ajustes.
É possível fornecer uma válvula de desvio externa no duto de entrega. Feitas de aço inoxidável AISI316L, elas estão disponíveis em quatro tamanhos diferentes (VE1 – VE2 – VE3 – VE4) com conexões roscadas de ½” até 1½”, pressões de calibração de 3 ÷ 15 bar. Também mediante solicitação, câmaras de pré-aquecimento adequadas para água superaquecida ou óleo diatérmico podem ser aplicadas.
Eixos e Engrenagem
Também em aço inoxidável AISI316L, são submetidos a um tratamento térmico especial antidesgaste e antigripagem.
Desde 1996, um novo tratamento térmico chamado “HH” (High Hardness) está disponível para uso pesado com fenômenos de cavitação parcial ou na transferência e dosagem de água deionizada, desmineralizada ou líquidos com altas tensões de vapor. Este tratamento térmico inovador aumenta significativamente a vida útil das engrenagens e dá às peças tratadas maior resistência à corrosão por agentes químicos, um coeficiente de atrito muito baixo e um grau muito alto de resistência ao desgaste. Também torna possível obter uma dureza superficial de 4000 Vickers. O mesmo tratamento é usado por uma das principais equipes de Fórmula 1 para tratar peças especiais do motor que são mais propensas ao desgaste.
Material Plástico ''KK''
Para aplicações especiais, engrenagens plásticas “KK” foram desenvolvidas com propriedades químicas e mecânicas excepcionais.
O selo mecânico montado como padrão é feito de cerâmica/grafite/Viton, mas selos simples ou duplos em carboneto de silício ou carboneto de tungstênio com selos em Viton, PTFE, Kalrez estão disponíveis para aplicações específicas. A versão padrão inclui entradas com conexões flangeadas do tipo SAE “soldável”, mas, mediante solicitação, podem ser fornecidas com conexões roscadas BSP/NPT, ASA ou DIN adequadas para alimentos.
Acionamento Magnético
É possível instalar um drive magnético. Esta aplicação é particularmente adequada na presença de líquidos corrosivos, tóxicos, perigosos e poluentes.
O acionamento magnético garante total ausência de vazamentos e resolve todos os problemas de bombeamento em plantas onde a segurança ambiental e humana são prioridade máxima.
A versão padrão do acionamento magnético é: rotor interno em AISI316L (DIN 1.4571) – rotor externo em aço ST37.
Sob encomenda, é possível fornecer rotores Hastelloy (C ou D) ou Titanium. A faixa de temperatura vai de –40°C a + 350°C com um torque máximo de 2000 Nm.
As principais vantagens de um acionamento magnético são:
- Altíssima eficiência e mínima absorção de energia.
- Não há vazamento do produto no meio ambiente.
- Não é necessário nenhum equipamento de controle caro.
- Custos de manutenção reduzidos.
- Montagem simples com número reduzido de peças de reposição.
- Controle de pressão mínima.
- Custos reduzidos quando comparado aos selos mecânicos duplos com fluxo.
Lavando a Bomba
Uma ranhura interna especial garante uma lavagem interna perfeita com água e soda, através do ciclo CIP.
Esta ranhura especial, que exerce pressão na zona de apoio das buchas com a caixa de gaxeta, além de permitir a eliminação completa de vestígios do líquido transportado pela lavagem, permite obter um fornecimento contínuo de líquido na zona de apoio e vedação, evitando assim a estagnação e mantendo inalteradas as características químicas/físicas do produto bombeado.
Quando a bomba não estiver funcionando, é possível lavá-la com vapor usando o ciclo SIP. Mediante solicitação, se acabamentos especiais de superfície forem necessários, é possível fornecer bombas e base polidas em espelho.
Motor
A bomba pode ser fornecida completa com motor conectado por meio de um acoplamento e alinhado sobre uma base ou por meio de uma lanterna ou com eixo nu.
Os motores podem ser selecionados com fontes de alimentação adequadas para a aplicação de variadores de frequência para criar grupos de medição. A pedido, motores servoventilados, à prova de explosão, motoredutores e motores de velocidade variável, também servocontrolados eletricamente ou pneumaticamente, podem ser fornecidos.