DEN - Bomba dosadora de pistão pneumática

Características e benefícios

A série DEN de bombas a pistão são adequadas para injeção (de qualquer aditivo no estado líquido), em doses precisas e ajustáveis manualmente; contando com a principal característica de não exigir energia elétrica; pois possui um motor pneumático alternativo a diafragma que se alimenta da energia da pressão do gás de petróleo, ar ou qualquer fluido gasoso compatível.

Características Especiais:

  • À prova de Explosão: Isso permite a instalação em zonas atmosféricas contaminadas com gases combustíveis.
  • Melhor resposta à baixas vazões: Isso é possível porque o sistema permite, para a regulagem de vazão, atuar sobre o fluxo de gás motor, alcançando assim uma ampla gama de frequências de bombeamento contando também atualmente com 2 novos recursos:
  • Modelo CR “Curso reduzido” do pistão de bombeamento para alcançar menores vazões mínimas.
  • Modelo CR-BF “baixa frequência” com o mesmo objetivo, além disso minimizando a frequência de bombeamento.
  • Capacidade de injeção contra altas pressões: Graças ao grande efeito amplificador alcançado pelo grande diâmetro do diafragma.
  • Especial para áreas desérticas: Onde a energia elétrica não está disponível e não se conta com manutenções frequentes.
  • Segurança contra bloqueios na linha de impulsão: Dispensando válvula de alívio, essas bombas não requerem válvulas de segurança na linha de líquido, já que ela está prevista no sistema pneumático.
  • Capacidade de operar ao ar livre em áreas severas: Isto é devido ao fato de que os mecanismos suscetíveis a deterioração, são selados hermeticamente, em banho de óleo e sobre dimensionados.

Principais Aplicações

Aplicações onde baixos volumes são dosados a elevadas pressões; como no processamento de Gás, injeção de metanol e inibidores de corrosão em diversos processos da indústria petrolífera. Devido à característica de regulagem de velocidade de sucção e injeção, são especialmente indicadas para dosar produtos com baixa pressão de vapor.

Dados técnicos

Vazão: 2 a 335 L/dia (0,08 a 14 L/h)
Pressão Máxima: até 200kgf/cm2