DES – Sistema de dosagem com Bomba de pistão e alimentação solar
Características e benefícios
Dosivac lança sua nova bomba dosadora à embolo, alimentada por energia solar, buscando simplicidade no design e maior confiabilidade; chegando a uma unidade altamente eficiente em termos de uso de energia, com baixos custos operacionais e facilidade de manutenção. A premissa foi a busca de uma bomba com menos partes móveis.
A bomba funciona com uma alimentação de 12V de corrente contínua. A mesma pode ser alimentada por um sistema de energia solar mediante painéis solares e baterias especiais para esta aplicação. A configuração depende fundamentalmente da vazão e pressão reais a que estará submetida a bomba e da localização onde a mesma será instalada.
Características Especiais
Acionamento: O sistema de acionamento direto do conjunto excêntrico/ êmbolo elimina a cruzeta resolvendo problemas de alinhamento; o que reduz o desgaste da vedação prolongando
sua vida útil. O retorno por mola elimina o esforço do motor de ter que arrastar o embolo em seu retorno, no deslocamento de sucção, reduzindo assim a quantidade de energia requerida para completar o ciclo.
Cabeçote: O sistema de cartucho de cabeçote e conjunto de vedação em uma única peça, resulta em uma manutenção muito fácil. É possível alterar o tamanho do êmbolo e substituir a vedação em poucos minutos. A bomba utiliza o mesmo sistema de vedação que a série de dosadoras pneumáticas DEON.
Vedação: A vedação está contida em um inserto postiço; para substituir o tamanho do embolo, somente se altera o inserto, a vedação e o êmbolo.
Êmbolo cerâmico: Os êmbolos são de cerâmica o que lhes confere uma alta resistência ao desgaste e excelente compatibilidade química com os produtos a serem dosados.
Controlador: O controlador da bomba é muito amigável e fácil de usar. Vêm com a possibilidade de se incorporar um sensor de temperatura para aplicações de dosagem de Metanol e um ponto para aquisição de dados. O controlador pode ser programado para ativar a bomba de acordo a múltiplas combinações de em função dos requerimentos de dosagem. A duração dos ciclos pode ser estabelecida em intervalos de 0,5 segundos (de 0,5 a 10s máximo). O número de ciclos por minuto em combinação com a duração do ciclo pode levar a bomba até o funcionamento contínuo.
Principais Aplicações
Utilizada em áreas remotas, onde a energia elétrica é escassa e/ou há necessidade de redução de custos operacionais, sem renunciar a precisão de dosagem ou qualidade.
Dados técnicos
Vazão: 8,83 L/h
Pressão Máxima: 350 kgf/cm2