Descrição
Pompe Cucchi criou esta nova série de bombas de engrenagens feitas de barras de aço para obter corpos de bomba de alta qualidade com ausência total de trincas e/ou defeitos de fundição
A construção desta série de bombas de engrenagens está em conformidade com as diretivas 2006/42/CE, 2014/30/UE, 2014/35/UE e com as normas UNI EN ISO 12100, UNI EN ISO 13732-1, UNI EN 809, UNI, EN ISO 14847. A pedido, versões em conformidade com a diretiva 2014/34/EU (ATEX) e com as normas API 676 – NACE MR0175; também está disponível com certificação EAC (CU TR 010) – CU TR 012.
O sistema de qualidade da Pompe Cucchi Srl opera de acordo com a norma UNI EN ISO 9001:2015.
A série S, SK é usada em vários setores na transferência de líquidos com viscosidades de 1 a 100.000 Cps. No caso de produtos de média/alta viscosidade, pode ser usada para serviços de medição com o auxílio de variadores de frequência ou variadores de motor, também servocontrolados eletricamente com um sinal de 4 ÷ 20 mA ou pneumaticamente com um sinal de 3 ÷ 15 psi.
Aplicações
SETOR QUÍMICO: Transferência e dosagem de qualquer tipo de líquido com ausência de suspensões sólidas.
INDÚSTRIA ALIMENTAR: A transferência de líquidos nos processos primários de transformação bombeamento de chocolate – gorduras, geleias, etc.
SETOR AGRÍCOLA: Bombeamento de melaço e outros produtos líquidos para alimentação animal.
SETOR INDUSTRIAL: Bombeamento de colas, resinas, bases, ácidos, isocianatos, polióis etc.
Características de construção
As bombas desta série são fornecidas individualmente em uma base ou com uma lanterna para conexão a motores, motoredutores e variadores com construção de acordo com as normas CE.
Todos os modelos são fornecidos com portas roscadas Gas ou conexões soldadas, e podem ser integrados com flanges ANSI ou DIN. A pedido, versões com válvula de segurança integrada e câmaras de pré-aquecimento estão disponíveis.
Bomba Série S
Versões: ferro fundido esferoidal, aço carbono, bronze, AISI 316L. Sob consulta: Hastelloy C, Titânio, Duplex etc.
A versão em aço inoxidável AISI 316L tem um tratamento térmico antidesgaste-antigripagem que torna os componentes da bomba pretos (“tratamento preto”). Para aplicações alimentícias, é possível inserir engrenagens de plástico “FC” certificadas pela FDA, deixando as peças em AISI 316L inalteradas.
Bomba Série SK
A versão padrão deste tipo de bomba é idêntica à série S, com a diferença de que o movimento é suportado por buchas e calços em grafite certificado pela FDA (mediante solicitação, estão disponíveis em carboneto de silício).
Desta forma, a impossibilidade de travamento em caso de funcionamento a seco é garantida. Além disso, este arranjo permite a manutenção total da bomba diretamente no sistema sem o auxílio de equipamentos ou ajustes.
Acionamento Magnético
Para todos os modelos é possível instalar um drive magnético. Esta aplicação é particularmente adequada na presença de líquidos corrosivos, tóxicos, perigosos e poluentes.
O acionamento magnético garante a ausência absoluta de vazamentos e resolve todos os problemas de bombeamento em plantas onde a segurança ambiental e humana são de máxima prioridade.
As principais vantagens do acionamento magnético são:
Altíssima eficiência e mínima absorção de energia.
Não há vazamento do produto no meio ambiente.
Não é necessário nenhum equipamento de controle caro.
Custos de manutenção reduzidos.
Montagem simples com número reduzido de peças de reposição.
Controle de pressão mínima.
Custos reduzidos quando comparado aos selos mecânicos duplos com descarga.
A versão padrão do acionamento magnético é: rotor interno revestido em AISI 316 Ti (DIN 1.4571) copo de contenção em AISI 316Ti, – rotor externo em aço ST37. A pedido, é possível fornecer rotores Hastelloy (C ou D) ou Titânio. A faixa de temperatura vai de –40°C a +350°C com um torque máximo de 80 Nm. As buchas do mancal são fornecidas em PTFE preenchido, materiais sinterizados autolubrificantes ou grafite certificado pela FDA. A pedido também em carboneto de silício. Em todas as aplicações onde um acabamento de superfície especial é necessário, é possível realizar um polimento de espelho tanto da bomba quanto da lanterna.
Tratamento Térmico HH
Em aplicações particularmente onerosas, é possível equipar a bomba com engrenagens e/ou eixos com o tratamento térmico denominado “HH” (Alta Dureza).
Este tratamento térmico inovador aumenta significativamente a vida útil das engrenagens e confere às peças tratadas maior resistência à corrosão por agentes químicos, um coeficiente de atrito muito baixo e um grau muito alto de resistência ao desgaste.
Também permite obter uma dureza superficial de 4000 Vickers. O mesmo processo é usado por uma das principais equipes de Fórmula 1 para o tratamento de algumas partes do motor que são particularmente propensas ao desgaste.
Engrenagens plásticas especiais foram feitas para aplicações especiais. Essas novas engrenagens, chamadas “KK”, têm características mecânicas e químicas superiores quando comparadas com as mesmas características dos materiais plásticos atualmente no mercado.
Engrenagens plásticas “FC” certificadas pela FDA também estão disponíveis.
A vedação pode ser feita com gaxetas (temperatura de projeto 300°C) ou vedações mecânicas simples ou duplas (temperatura de projeto 200°C) em vários materiais selecionados com base nas características físico-químicas do líquido bombeado. O padrão de construção prevê uma vedação mecânica em cerâmica/grafite/Viton.